A extensão universitária no controle populacional de cães abandonados e transformação do cidadão

Eula Regina Carrara, Fernanda Alves Reis da Silva, Graziela Tarôco, Arícia Zanetti Reis, Rita de Cássia Geralda Silva, Júlia Maia de Oliveira, Luana Carolina Giarola, José Teodoro de Paiva, Juliana Magalhães Cobucci, Mariah Santos Moreira, Maria de Fátima Aranha Queiroz e Melo, Filomena Maria Avelina Bomfim, Leila de Genova Gaya

Resumo


Este artigo se refere à descrição das atividades realizadas pelo programa de extensão “Controle populacional de cães de rua do município de São João del-Rei, MG” durante seus cinco anos iniciais. O programa, que possui caráter contínuo, foi realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei, com a parceria da Prefeitura Municipal do mesmo município e contou com a participação de diversos lares temporários colaboradores. Possuiu como objetivos promover a esterilização de cães de rua, a adoção dos cães esterilizados e filhotes abandonados e a realização de campanhas educativas de conscientização sobre esterilização, adoção e maus-tratos a animais, em escolas e eventos realizados no município. Foram realizadas quase 300 esterilizações, mais de 280 adoções e cerca de 5 mil pessoas foram atingidas direta e indiretamente por campanhas educativas e eventos realizados pelo programa, público formado principalmente por crianças, onde buscou-se modificar o modo de pensar e agir dos pequenos cidadãos e da população frente ao problema de cães abandonados e cuidados com os animais. Foram desenvolvidas atividades interdisciplinares em parceria com estudantes dos cursos de Zootecnia, Comunicação Social e Psicologia, por meio de confecção de material educativo e pesquisas de iniciação científica. Os resultados mostram a importância da união de conhecimentos na busca de resoluções para um objetivo comum e demonstram que o programa tem conseguido de forma direta e indireta, gerar discussão sobre o assunto e afetar a formação de opinião e o modo de agir da população, resultado que concomitante à realização de esterilizações, tem contribuído para uma menor incidência, a longo prazo, de cães abandonados no município de São João del-Rei.


Palavras-chave


Adoção. Conscientização. Cães errantes. Esterilização. Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.