Promoção de cuidados à saúde: risco cardiovascular em Nova Friburgo

Maria Isabella Luiz-Silva, Alicia Siqueira Emerich, Bruna dos Reis Ribeiro, Dilliane da Paixão Rodrigues Almeida, Hemmily de Cassia Monteiro Salvador, Larissa Guedes Rodrigues, Luci Pinto Ribeiro, Luiza Erthal Amorim, Mariana Moreira Alves, Talitha de Mello Moraes, Fernanda Amorim de Morais Nascimento, Bianca Martins Gregório, Caroline Fernandes-Santos

Resumo


As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Elas compartilham entre si fatores de risco modificáveis, entre eles o tabagismo, o álcool, a inatividade física, a alimentação e a obesidade. Sabendo-se que estes fatores são passíveis de prevenção, é de extrema importância a realização de ações que visem a educação da população acerca da fisiopatologia das DCNT e seus fatores de risco. O Programa Promoção de Cuidados à Saúde tem como objetivos principais monitorar os fatores de risco cardiovascular de indivíduos diabéticos e hipertensos, assim como indivíduos saudáveis, da população de Nova Friburgo e educar a população acerca dos fatores de risco modificáveis. Sendo assim, este artigo tem como objetivo relatar a experiência do Programa durante o seu primeiro ano de execução, ressaltando o impacto das atividades sobre a população e devolutivas, aprendizados, dificuldades e perspectivas futuras. Neste primeiro ano foi possível observar que o programa impactou positivamente a população atendida, proporcionando a estes um acompanhamento de sua saúde ou patologia, por meio de avaliações periódicas, assim como pela educação em saúde.

Palavras-chave


nutrição. educação em saúde. humanização

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.