Uso de substâncias psicoativas e perfil nutricional de usuários do CAPS AD III, Palmas/TO

Hayla Sousa Câmara, Maylla Luanna Barbosa Martins

Resumo


O objetivo desse trabalho foi estudar uso de substâncias psicoativas, estado nutricional e hábitos alimentares de indivíduos atendidos no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) de Palmas, Tocantins. Trata-se de estudo realizado com 50 usuários do Sistema Único de Saúde que procuraram tratamento no CAPS AD III de Palmas-TO, os quais participaram das atividades do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/Saúde. Os entrevistados responderam questionários sobre dados socioeconômicos, uso de substâncias psicoativas e hábitos alimentares. Verificou-se que a substância psicoativa que mais se apresentou como sugestiva ao abuso foi o tabaco (58%) e a que mais se destacou como sugestiva de dependência foi cocaína/crack (34%). Quanto ao estado nutricional 70% de todos os entrevistados relataram terem perdido peso após iniciar o uso de substâncias psicoativas. Com relação aos hábitos alimentares, grande parte relatou realizar nenhuma refeição durante o uso (50%). Conclui-se que medidas de acompanhamento e orientação alimentar e nutricional, fazem-se necessárias para minimizar impactos que o uso de substâncias psicoativas causa nestes indivíduos.

Palavras-chave


Psicotrópicos. Hábitos alimentares. Estado nutricional.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.