Suporte básico de vida para leigos: relato de atividades extensionistas

Jaine Kareny da Silva, Denise Magalhães Moura Conceição, Geyse Magalhães Rodrigues, Giselle de Santana Vilasboas Dantas

Resumo


As doenças cardíacas representam uma das principais causas de morte no cenário mundial e nacional. Contudo, este perfil de mortalidade apresenta tendência reducionista por meio do emprego de técnicas corretas de reanimação cardiopulmonar, empregadas pelos socorristas que realizam o primeiro atendimento, que geralmente são pessoas leigas. Portanto, o objetivo deste estudo foi descrever as experiência e vivências de acadêmicas de Enfermagem e Educação Física sobre as oficinas extensionistas de RCP para as pessoas leigas nesta temática que estudam ou trabalham em uma universidade pública do interior da Bahia. Trata-se de um relato de experiência que descreve a realização das oficinas oriundas do projeto de extensão “Saúde Universitária: Ações de Promoção e Prevenção para o Bem-Estar” sob a ótica das monitoras voluntárias e bolsista. As atividades extensionistas foram agendadas para 12 encontros, com discussão manobras de recussitação cardiopulmonar e heimilich em adulto e crianças como medidas importantes que auxiliam na redução das taxas de mortalidade por descompensação cardíaca e pulmonar. O público-alvo foi: técnicos, estagiários e acadêmicos que trabalham e estudam na universidade estadual pública onde a capacitação ocorreu e que ainda não receberam treinamento sobre a temática abordada. Embora todas as categorias participaram das oficias teóricas e práticas, houve baixa adesão em todos os níveis, possivelmente pela irregularidade das aulas provocadas pelo movimento grevista docente e periódicas paralisações dos funcionários/técnicos universitários. Apesar da irregularidade das participações nas oficinas extensionistas, ressalta-se a importância de discussão desta temática e implantação de desfibriladores externos automáticos neste espaço, a fim de estimular a conscientização na aquisição de conhecimento sobre o tema, considerando os índices alarmantes de mortalidade por doenças cardíacas que aumenta anualmente.

Palavras-chave


Educação em Saúde. Parada Cardíaca. Ressuscitação Cardiopulmonar. Universidades.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.