A internet como ferramenta extensionista
Resumo
Com as modificações no processo educacional, as atividades online surgem como uma nova ferramenta pedagógica dinâmica e inovadora. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande e o Ensino Médio, promovendo a divulgação online de conteúdos versando sobre Anatomia do corpo humano aos estudantes do Ensino Médio. Um website gratuito foi construído pelos extensionistas para disponibilizar textos, imagens e jogos em uma linguagem clara e acessível aos estudantes do Ensino Médio. Em seguida, divulgou-se esse website* para os professores de biologia de todas as escolas de Ensino Médio do município de uma cidade no interior da Paraíba. Durante quatro meses, avaliou-se quantitativamente a navegação pelo site em busca de verificar sua aceitabilidade por parte dos docentes. Contabilizaram-se 1107 visualizações, em 176 acessos ao site, sendo que destas, apenas 29 se originaram na cidade em que houve a divulgação. Com esses resultados, conclui-se que é possível fortalecer o papel extensionista da Universidade utilizando-se a potencialidade do uso da Internet para o ensino de ciências como uma ferramenta pedagógica promissora que atinge não apenas o público local (objetivo inicial do projeto), mas também outras regiões do país e do mundo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, A. P. R. O uso das tecnologias na educação: computador e internet. Monografia (Licenciatura em Biologia à distância). Consorcio setentrional de educação à distância Universidade de Brasília/Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
AFSHARI, M. et al. Principals’ level of computer use and some contributing factors. International Journal of Education and Information Technologies, Singapure, v. 4, n. 2, p.121-128, 2010. Disponível em: . Acesso em:6 out. 2015.
AOKI, J. M. N. As tecnologias de informação e comunicação na formação continuada dos professores. EDUCERE Revista da Educação, Umuarama, v. 4, n. 1, p. 43-54, 2004. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
AZULAY CHERTOK, I.R.; BARNES, E. R.; GILLELAND, D. Academic integrity in the online learning environment for health sciences students. Nurse Education Today, Edinburgh, v. 34, n. 10, p. 1324-1329, 2013.
BARRETO, E. R. L. A influência da Internet no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 9, n. 106, p. 84-90, 2010. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Banda Larga nas escolas (PBLE). Brasília, 2015a. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa um computador por aluno (PROUCA). Brasília, 2015b. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
BRIGNOL, S. M. S. Novas tecnologias de informação e comunicação nas relações de aprendizagem da estatística no ensino médio. Monografia (Especialização em Educação Estatística com ênfase em softwares estatísticos). Faculdades Jorge Amado, Salvador, 2004. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
BRISBOURNE, M. A. et al. Using web-based animations to teach histology. The Anatomical Record, Hoboken, v. 269, n. 1, p. 11-19, 2002. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
COSTA, R. C. A formação de professores de matemática para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: uma abordagem baseada no ensino de funções polinomiais de primeiro e segundo graus. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
DIAS DA SILVA, M. A.; PEREIRA, A. C. Utilização das TIC no ensino complementar da histologia nas faculdades de odontologia do estado de São Paulo. Scientia Plena, Aracaju, v. 9, n. 10, p. 109901. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
DUQUE, G. et al. Evaluation of a blended learning model in geriatric medicine: a successful learning experience for medical students. Australasian Journal on Ageing, Melbourne, v. 32, n. 2, p. 103-109, 2013.
GREENHALGH, T. Computer assisted learning in undergraduate medical education. British Medical Journal, London, v. 322, n. 7277, p. 40-44, 2001.
KAVADELLA, A. et al. Evaluation of a blended learning course for teaching oral radiology to undergraduate dental students. European Journal of Dental Education, Oxford, v. 16, n. 1, p. 88–95, 2012.
LOPES, R. T.; PEREIRA, A. C.; DIAS DA SILVA, M. A. O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 37, n. 3, p. 359-364, 2013. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
PEREIRA, A. C.; DIAS DA SILVA, M. A. Finding reliable brazilian websites in human anatomy. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES, 4. 2012, Barcelona. Anais do 4th International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona, 2012.
PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 43-57, 2006. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
PRADO, C.; VAZ, D. R.; ALMEIDA, D. M. Teoria da Aprendizagem Significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 6, p. 1114-1121, 2011. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
ROSSETTI, A. G.; MORALES, A. B. T. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 124-135, 2007. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
SEIXAS, C. A. et al. Implantação de sistema de videoconferência aplicado a ambientes de pesquisa e de ensino de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 5, p. 620-624, 2004. Disponível em:. Acesso em: 6 out. 2015.
VENKATESH, V. et al. User acceptance of information on technology: toward a unified view. MIS quarterly, Minneapolis, v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.