Promoção e avaliação da percepção de alunos e servidores públicos sobre a relação existente entre os maus-tratos aos animais e violência doméstica

Thaís Larissa Lourenço Castanheira, Eduardo Garrido

Resumo


Atualmente tem-se buscado relacionar crimes de violência doméstica com maus-tratos aos animais. Esta ação já ocorre nos Estados Unidos e Canadá, mas no Brasil o tema ainda não é amplamente discutido, sendo importante a atuação de instituições de ensino e de médicos veterinários com atitudes pró-ativas no âmbito da Medicina Veterinária do Coletivo, realizando um trabalho intersetorial e envolvendo as diferentes esferas governamentais. A relação de que maus-tratos e violência doméstica são tipos de abusos que apresentam conexão e foi tema de aula na disciplina de Deontologia e Medicina Veterinária Legal do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas, tendo expandido as fronteiras da sala de aula e ganhado caráter extensionista à comunidade do Campus. A atividade mostrou-se de excelente crescimento profissional para os alunos ao mesmo tempo em que revelou que o tema é extremamente novo na comunidade local e que pode servir para outras ações no ensino, pesquisa e extensão, base das instituições superiores de ensino no país, as quais podem iniciar o trabalho intersetorial entre as secretarias de seus municípios e/ou regiões.

Palavras-chave


Maus-tratos aos animais. Violência doméstica. Medicina veterinária do coletivo

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.