Importância de um evento recreativo para idosos institucionalizados

Rhayda Melissa Souza Fontes, Iula Lamounier Lucca

Resumo


O estudo objetivou analisar a percepção dos idosos institucionalizados e dos profissionais de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) quanto à qualidade e importância de uma tarde de lazer realizada na mesma por graduandos em educação física. Para tanto, 9 idosos institucionalizados e 2 profissionais da ILPI, avaliaram a tarde de lazer que propiciou aos idosos a vivência de jogos, brincadeiras, danças entre outras atividades recreativas. Os dados foram coletados através de questionário. A maioria dos voluntários considerou a atuação dos estudantes (73%), as atividades realizadas (64%) e a organização do evento (55%) como muito boa. O evento foi considerado importante por todos os voluntários, por contribuir para a alegria e bem-estar (63%), por aumentar as oportunidades de lazer (45%), por aumentar a interação (27%) e também por contribuir para a saúde (9%). Conclui-se que a tarde de lazer foi de boa qualidade, sendo importante para a qualidade de vida dos idosos o que reforça a necessidade da programação de eventos recreativos para o público da terceira idade, especialmente para idosos institucionalizados.

 


Palavras-chave


Educação física e treinamento; Envelhecimento; Instituição de longa permanência para idosos; Recreação

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.