O uso de atividades práticas no ensino de Ciências em escolas públicas do município de Vitória de Santo Antão - PE

Gabriel Henrique de Lima, Ricardo Sérgio da Silva, Maria Juliana Gomes Arandas, Nivaldo Bernardo de Lima Junior, José Hyrlleson Batista Cândido, Katharine Raquel Pereira dos Santos

Resumo


As atividades práticas são consideradas um recurso metodológico que facilita o processo de ensino-aprendizagem, desperta o interesse do aluno pelo mundo científico e permite a formação do conhecimento e do posicionamento crítico sobre o mundo que o cerca. Contudo, percebe-se que as aulas expositivas são mais valorizadas e as atividades práticas são escassas. Diante disse, o presente estudo caracterizou, avaliou e incentivou a utilização de aulas práticas no Ensino de Ciências em duas escolas, sendo uma da Zona Rural e outra da Zona Urbana no município de Vitória de Santo Antão – PE. A Escola Duque de Caxias está localizada na zona rural e a Escola 03 de Agosto na área urbana. Os dados foram obtidos a partir de visitações e da aplicação de questionários para os professores das escolas envolvidas. Os resultados revelaram que a Escola Duque de Caxias, apresentou melhores condições e maior empenho por parte dos professores para realizar aulas práticas quando comparada à Escola 03 de Agosto. A falta de recursos (infraestruturais e materiais), as turmas com número alto de alunos e a indisponibilidade de tempo dos professores foram as principais causas apontadas pelos professores de ambas as escolas para a baixa execução de aulas práticas. Com base nesses resultados, foram elaboradas apostilas para cada ano do ensino fundamental (anos finais) com o intuito de auxiliar os docentes e os discentes no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Aulas práticas; Experimentação; Ensino; Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.

BARBOSA, M. S. S. O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. 2004. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

CARMO, S.; SCHIMN, E. S. O ensino da biologia através da experimentação. In: DIA-A-DIA EDUCAÇÃO, 2008. p. 1-19.

FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no 1º grau. São Paulo: Atual, 1986.

HODSON, D. Experiments in science teaching. Educational Philosophy and Theory, v. 20, n. 2, p. 53-66, 1988.

HODSON, D. Hacia un enfoque más critico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n. 3, p. 299-313, 1994.

KIRSCHNER, P.; HUISMAN, W. ‘Dry laboratories’ in science education: computer-based practical work. International Journal of Science Education, v. 20, n. 6, p. 665-682, 1998.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2012.

LIMA, D. B; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 201–224, 2011.

LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal do Recife. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p. 397-412, 2006.

MAIA, E. D. et al. Aulas práticas como estimulo ao ensino de ciências: relato de uma experiência de formação de professores. Estudos IAT, Salvador, v. 2, n. 2, p. 24-38, 2012.

MURCIA, J. A. M. Aprendizagem através dos jogos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2008. (Pensamento e ação no magistério).

PRIGOL, S.; GIANNOTTI, S. M. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1.; SEMANA DA PEDAGOGIA, 20., 2008, Cascavel, PR. Anais... Cascavel: Unioeste, 2008.

RAMOS, L. B. C.; ROSA, P. R. S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 299-331, 2008.

REGINALDO, C. C.; SHEID, N. J.; GÜLLICH R. I. C. O ensino de ciências e a experimentação. In: ANPEDSUL: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul, RS. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012.

SILVA, F. S. S.; MORAIS, L. J. O.; CUNHA, I. P. R. Dificuldades dos professores de biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas do Município de Imperatriz (MA). Educação, Políticas Públicas e Sociedade, n. 1, p. 135-149, 2011.

SILVA, S. M.; SERRA, H. Investigação sobre atividades experimentais de conhecimento físico nas séries iniciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 9-23, 2013.

TALÍZINA, N. F. Psicologia da enseñanza. Moscou: Editorial Progresso, 1988.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.