Resgate da sociobiodiversidade: restauração ambiental com geração de renda em comunidades ribeirinhas na Amazônia Oriental

Vania Neu, Marcos Antônio Souza dos Santos, Leandro Frederico Ferraz Meyer, Fernanda do Socorro Cruz do Carmo, Marcia Souza da Cruz

Resumo


Resgatar a diversidade sociocultural e biológica é uma estratégia importante para a sustentabilidade do desenvolvimento humano na atualidade. Conduzido junto a uma comunidade ribeirinha da região insular de Belém, na Amazônia brasileira, o presente trabalho explora a interface entre a restauração ambiental, a segurança alimetar e o incremento de renda por meio de ações combinadas de educação, pesquisa e extensão. Tendo como eixo catalizador a reintrodução da abelha nativa uruçu amarela (Melipona flavolineata) em ambiente natural, as atividades integram ações de educação ambiental a uma série de capacitações destinadas a desenvolver as potencialidades locais e a organização social da comunidade. Ações educativas sobre os serviços ecossistêmicos prestados pelas abelhas são integradas à pesquisa dos seus impactos na produtividade dos açaizais nativos e as capacitações em manejo de espécies. Além da meliponicultura, a estratégia de incremento da renda inclui o aproveitamento dos recursos florstais não madeireiros para a fabricação de bijoterias e outras peças artesanais. A organização social é promovida por meio de capacitações em ação coletiva e pelo apoio à agregação de valores intangíveis aos produtos. Intervenções para a implantação de um sistema de coleta, armazenamento, tratamento e filtragem da água da chuva foram realizadas para sanar deficiências graves de acesso à água potável. Resultados das ações iniciadas em 2012 mostram impactos positivos do projeto nos pilares da sustentabilidade, atestando melhorias ambientais, maior coesão social, valorização da cultura local e incremento da renda das familias.

 


Palavras-chave


Sociobiodiversidade. Sustentabilidade. Desenvolvimento local. Responsabilidade socioambiental. Amazônia-Brasil

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria da Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Siatuação de Saúde. Saúde Brasil: uma análise da situação de saúde. . Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 350 p.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. II Plano Nacional de Reforma Agrária: paz, produção e qualidade de vida no meio rural. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2003. 40 p.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Projetos de reforma agrária conforme a fase de implantação. Brasília: INCRA, 2015. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2015.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da sociobiodiversidade. Brasília: MDA-MMA-MDS, 2009. 21 p.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@: Barcarena (PA). Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2015.

JARDIM, M. A. G.; ANDERSON, A. B. Manejo de populações nativas de açaizeiro no estuário amazônico: resultados preliminares. Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n.15, p.1-18, dez. 1987.

OLIVEIRA, M. S. P. et al. Cultivo do açaizeiro para produção de frutos. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2002. 18 p. (Circular Técnica, 26)

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. 728 p.

ROCHA, M. C. L. S. Efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas silvestres no Brasil: proposta metodológica de acompanhamento. Brasília: IBAMA, 2012. 88 p.

VENTURIERI, G. C.; RODRIGUES, S. T.; PEREIRA, C. A. B. As abelhas e as flores do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart. - Arecaceae). Mensagem Doce, São Paulo, v. 80, p. 32-33, mar. 2005. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2010.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.