Carta ao Leitor

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo


Este fascículo de 2014 traz interessantes artigos e relatos de experiências nas áreas temáticas de Saúde, Educação, Política e Economia. Em especial, na Saúde, são dois artigos e um relato de experiência sobre Nutrição. Nesse tema a extensão tem fundamental importância, seja pela educação ou pela segurança alimentar. A Nutrição é um tema que está articulado à uma cadeia de produção e distribuição que envolve muitas pessoas e instituições até o consumidor. Se pensarmos que a extensão universitária pode, por meio de uma ação interdisciplinar sobre alimentação e nutrição para atenção básica à saúde, demonstrar o quão importante é para as comunidades a boa alimentação isso é uma intervenção que evitará doenças crônicas tais como a hipertensão e a diabetes. Por outro lado, o cultivo de alimentos saudáveis sem agrotóxicos é o início da cadeia produtiva que depende daqueles que necessitam de orientação de novas técnicas de produção alimentícia por meio de ações extensionistas, assim como na etapa seguinte de preparo dos alimentos para a distribuição e depois para o consumo.

A educação formal que se realiza na escola de ensino fundamental e médio é o lócus de formação no qual é possível a intervenção por meio de oficinas lúdicas com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. A ação lúdica realizada pela extensão universitária propiciou a compreensão dos alunos para suas dificuldades no processo de escolarização. Essa ação transformadora, principalmente no ensino, é necessária na formação da criança para a vida adulta dentro de um contexto de constante aprendizagem que não pode ser abandonado por dificuldades no início da escolarização.

De outra forma, com a extensão universitária é possível a participação da universidade em grupos sociais para realizar a integração de saberes populares aos formais como demonstrado pelo Clube de Mães que usam plantas medicinais para tratamento de diversas doenças ou pelas oficinas culinárias realizadas por rodas de conversa em ação coletiva de cozinhar.

Inusitada é a extensão universitária com o tema da Matemática, tão necessária na vida humana, porém, tão temida e incompreendida. Com a ação de visitas às escolas públicas foram realizadas palestras de divulgação da licenciatura de matemática seguida de aplicação de questionário. A promoção do curso nas escolas pela ação da extensão oferece a visão mais ampliada da área de matemática e explora as possibilidades de inserção na universidade por meio do curso formal.

Diferentes ações que demonstram o papel integrador da extensão entre a universidade e a sociedade e que proporciona de forma multifacetada a transformação da realidade e da evolução do conhecimento tendo em vista a troca de saberes realizada pelo contato mútuo.

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Pró-Reitora de Extensão Universitária da UNESP


Palavras-chave


divulgação cientifica; extensão universitária

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.